domingo, 22 de junho de 2014

A bola do Mateus

Hoje levamos o Mateus e a Ví ao park, Mateus levou uma bola, tinha que ser! quando vi imaginei logo o que aconteceria se alguma criança se aproximasse da sua bola!......... Mateus é extremamente obsessivo com suas coisas...
Pois foi exactamente isso que aconteceu, Mateus veio sentar no banco e deixou a bola no chão do park em frente, chegaram três crianças e na mesma hora viram a bendita da bola, olhei para o Marco e na hora ele já sabia o que eu queria lhe dizer, mesmo sem nenhuma palavra ele sempre sabe o que espero dele, meu olhar fala e o dele entende, ele foi até as crianças que na altura já estavam a brincar com a bola, Mateus já gritava que a bola era dele, dizia: larga a bola é minha, essa bola é do Mateus!
 O Marco com toda paciência do mundo tentou explicar que não poderiam brincar com a bola porque o Mateus é autista e se insistissem  em brincar com a bola ele ficaria muito triste pois se sentiria invadido e etc.....

Sei que talvez para muitas pessoas isso pode parecer egoísmo, mas acreditem que não é, se fosse crianças que ele conhecesse pode ser que ele brincasse normalmente, mas quando se trata de crianças desconhecidas é um pouco mais complicado, isso é uma característica do autismo, eles tem verdadeira obsessão por alguns objectos, ainda me lembro até hoje qual foi a primeira obsessão do Mateus, era um chapéu estilo aviador, meu Deus ele não tirava aquilo nem na hora da sopa! Ele devia ter um aninho nessa época, me lembro que o chapéu ficou imundo, dava vergonha porque estava sujo de leite, de sopa, bolacha.... era muito difícil tirar lhe aquilo da cabeça rsrsrs..... durante dois meses foi assim, depois ele encontrou outra coisa e assim tem sido desde então!   


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...