quarta-feira, 3 de julho de 2013

Diario da mamãe autista


Turbulento!.........turbulento.......turbulento......, assim chamava o Mateus pelo cão do Nody, andando em direcção a porta, passou pela cozinha rumo a porta da varanda, claro que o Mateus não encontrou o turbulento já que ele é o cão do Nody que pertence a uma serie de desenhos animados, o mais impressionante foi o desespero do Mateus quando viu que o turbulento não respondia ao seu chamado, chorou, gritou e ficou inconsolável, no calor da situação ví a kica ( a cadela) debaixo da mesa chamei-a e disse , Mateus olha o turbulento!..... Mateus olhou, sorriu e todo contente disse, olá turbulento!
Os últimos dias ou melhor meses, tem sido uma tribulação para o Mateus, vários acontecimentos tumultuaram a cabecinha dele de tal forma que não estamos conseguindo reverter a situação.
Mateus vem misturando ficção com realidade, não de uma forma normal como qualquer criança mas de uma forma que dá medo.
Ontem a noite parei por alguns instantes para olha lo nos olhos, ví que meu filho está exausto, por um momento ele retribuiu o meu olhar, olhou me e disse o que foi mamãe?! nessa hora ele estava alí comigo, tinha a exacta noção do que significava aquele olhar em meio ao silencio.
Por ele ser um autista "funcional" não gosto desse termo mas.... as vezes nós, eu o pai, avô, avó e etc...... esquecemos um pouco das suas limitações e acabamos por não dar atenção a certos sinais que ele consegue dar para mostrar que algo não anda bem, pois foi isso que aconteceu, e acabou por prejudicar toda uma rotina que havíamos construído em função do Mateus, a separação do pai e da mãe, depois a volta do pai para casa, a mudança de casa, a avaria do computador"seu melhor amigo" a incompetência da Vodafone que não conseguiu resolver a transferência da linha deixando nos sem net, televisão e telefone, imagina!
O Mateus se sente inseguro com a sua rotina quebrada, está agitado, nervoso e com as estereotipias bastante afloradas!
As vezes me bate um desespero que chego a perguntar, meu Deus porquê?! mas não demora muito Deus me manda a resposta, basta olhar para ele que me encho de alegria e orgulho novamente, meu filho é autista porque assim Deus quis, nasceu de mim porque eu sou capaz de ajuda lo mas o mais importante de tudo é que ele veio para ajudar a mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...