sábado, 13 de setembro de 2014

Autismo e suas inúmeras caracteristicas




Já vi e revi essa reportagem varias vezes, e o que posso dizer é que, realmente não existe dois autistas iguais, isso me foi falado na altura que o Mateus teve o diagnostico de espectro de autismo, eu sempre procuro ver outras crianças autistas, presto atenção em seus movimentos, em seus olhares... o comportamento em geral e nunca encontrei nenhum que tivesse as mesmas características do Mateus, alguns tem um autismo mais severo, outros mais leve e também tem aqueles que nem dá para perceber que é autista, exemplo melhor que esse video não há pois mostra o autismo e muitas das suas características...  

Uma coisa me chamou a atenção em especial, é a frase que a mãe do Kevin disse" Nós não temos vida, ele não tem vida"... 
Antes de sabermos o que o Mateus tinha de facto era assim que eu me sentia embora ele não tenha as mesma características do Kevin, a nossa vida ficou parada num canto enquanto cuidávamos do Mateus, é impressionante como uma criança assim toma todo o tempo que temos, eu vivia em função do Mateus, acordava e dormia sempre a pensar nele, ouve época que era praticamente impossível ir ao super mercado porque era um stress tremendo para ele, então começamos a dividir tarefas eu e meu marido, enquanto ele fazia as compras eu ficava em casa com o Mateus, evitava muitos lugares principalmente aqueles que tinham muito barulho e muita gente, enfim..... era muito complicado.
Passado algum tempo, três anos para ser mais precisa, as coisas se assentaram... agora não me vem a cabeça nenhum lugar que o Mateus não consiga ir, ele se supera todos os dias, além de ser uma criança muito inteligente também é um otimo filho e irmão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...