segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O dia dia do meu autista



Olá boa noite!
Hoje foi mais um dia cansativo, Mateus teve duas consultas quase no mesmo horário no Hospital de Santa Maria, saímos de casa as 10:00 da manhã e só regressamos as 15:00 da tarde, era uma consulta de otorrinolaringologia e logo depois psicologia, quem tem um filho ou familiar especial conhece bem essa rotina, é cansativa e as vezes dolorosa, temos passado por um jogo de empurra, empurra e isso doi, porque vê um filho sendo tratado com descaso é complicado, quando é com agente vai se aguentando mas quando é com a nossa cria, a coisa muda de figura.
A semana passada viemos a descobrir que o Mateus estava fora da lista de crianças que necessitam de  terapia da fala,  apoiadas pelo agrupamento escolar e segurança social por um erro que até agora não descobrimos de quem foi, o tempo está se esgotando e o pedido tem que ser entregue até dia 15 de Novembro  e por muito pouco ele não fica sem esse apoio, mas graças a Deus estranhamos a demora e a falta de contacto deles e fomos atrás saber como estava o processo, ainda bem que ainda chegamos a tempo.
Mas oque eu queria dizer é que o Mateus está evoluindo cada vez mais e até temos opiniões de médicos e terapeutas bastantes experientes que afirmam que o Mateus tem Síndrome de Asperger, pois é vamos lutar por um novo diagnostico daqui alguns meses. Bem para entender melhor a diferença entre o autismo clássico e a Síndrome de Asperger, eu vou postar aqui um artigo que encontrei na net...

" Síndrome de Asperger tem se diferenciado muito recentemente do autismo típico e existe pouca informação sobre o prognóstico dessas crianças. Não obstante, considera-se que, comparado com jovens com outras formas de autismo, poderão com maior probabilidade converter-se em adultos independentes, com uma vida absolutamente normal.
Frequentemente, quando são adultos, as pessoas com Asperger têm um trabalho ou profissão relacionados com suas áreas de interesse especial, podendo ser muito competentes."

ASPERGER
AUTISMO
- Coeficiente intelectual geralmente acima do normal
- Coeficiente intelectual geralmente abaixo do normal
- Normalmente o diagnóstico se realiza depois dos 3 anos
- Normalmente o diagnóstico se realiza antes dos 3 anos
- Aparecimento da linguagem em tempo normal
- Atraso no aparecimento da linguagem
- Todos são verbais
- Cerca de 25% são não-verbais
- Gramática e vocabulário acima da média
- Gramática e vocabulário limitados
- Interesse geral nas reações sociais. Desejam ter amigos e se sentem frustrados pelas suas dificuldades sociais
- Desinteresse geral nas reações sociais. Não desejam ter amigos
- Indidência de convulsões igual que o resto da população
- Um terço apresenta convulsões
- Um terço apresenta convulsões
- Desenvolvimento físico normal
- Interesses obsessivos de “alto nível”
- Nenhum interesse obsessivo de “alto nível”
- Os pais detectam problemas por volta dos dois anos e meio
- Os pais detectam problemas por volta dos 18 meses de idade
- As queixas dos pais são os problemas de linguagem, ou em socialização e conduta
- As queixas dos pais são os retardos da linguagem


Copiado de:http://br.guiainfantil.com/autismo/153-diferencas-entre-asperger-e-autismo-.html

Estamos confiantes pois mesmo se ele não for um Asperger temos certeza que o autismo dele não é tão grave quanto parecia no inicio e se Deus quiser vai correr tudo bem e ele vai superar muitas barreiras e nos dar imensas alegrias, bjus fiquem com Deus...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...