quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O mundo Autista




As vezes eu percebo que algumas pessoas que nos conhece e sabe que o Mateus é autista, tem receio de estar perto dele ou seja tem medo das suas reacções e as vezes não sabe mesmo como se comportar  diante dele, isso é normal visto que o autismo apesar de estar sendo mais divulgado ultimamente ainda há pessoas que não tem a mínima noção do que seja.
Agora vou tentar explicar como me foi explicado, apesar desse assunto ser um universo bem vasto!




Uma breve definição de autismo é uma determinada disfunção global de desenvolvimento , é uma determinada alteração que afecta a capacidade de comunicação do individuo , uma alteração na socialização com as pessoas , e de comportamento no meio em que tem uma necessidade de viver,o autismo normalmente é constatado quando o ser humano encontra-se ainda na fase de criança  assim as crianças acabam por apresentar características que somente elas tem, algumas crianças falam e tem uma inteligência intactas, outras apresentam um determinado problema na linguagem, mais há muitas características que descrevem o autismo mais uma criança que possui não tem todas, somente algumas destas características, por este motivo uma criança autista é diferentemente diferente da outra.


No caso do Mateus, ele tem dificuldades na fala, só agora com quatro anos ele consegue formar algumas frases, mas a inteligência dele é intacta e até é capaz de fazer coisas que muitas crianças da mesma idade não fazem, como usar o computador, ele navega pela Internet como se fosse um adulto memoriza e sabe onde está seus arquivos no computador, gosta muito das publicidades da televisão e também memoriza a sequência e sabe quando vai passar cada uma delas.
O autismo do Mateus afecta mais o comportamento dele, as vezes ele está sorrindo e na mesma hora grita, chora sem motivos se irrita muito facilmente, tem muitas estereotipias( movimentos e comportamentos repetitivos) não aceita algumas palavras como ( não) essa ele detesta!
Mateus também tem sensibilidade sensorial( é particularmente sensível a certos tipos de sons, texturas e imagens) 
Bem espero que tenha dado para esclarecer um pouquinho, como eu já tinha ditos o universo do autismo é muito vasto, dá uma conversa que não acaba mais... bjus fica com Deus e muitos e um abraço para todas as mães que vive essa luta todos os dias...



2 comentários:

  1. Oi Angela! A gente vai vivendo e aprendendo mesmo...Ja ouvi muito falar de autismo, mais ainda não conheço bem como realmente é! Mais tenho certeza que Deus esta dando muita sabedoria pra vcs e eu vou continuar aprendendo acompanhando o seu blog. Bjuhs pra vcs...Espero conhecer seus filhos um dia!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...