quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estereotipias

Sentido- Estereotipias

Visão-fixar luzes, piscar repetidamente,
mexer os dedos a frente dos olhos,
balançar as mãos
Audição- bater nas orelhas, estalar os dedos, 
emitir sons vocais
Tato-esfregar a pele com as mãos ou com 
objetos, arranhar
Vestibular- balançar para frente e para trás, 
balançar de lado
Paladar- levar objetos ou partes do corpo à 
boca, lamber objetos
Olfato-cheirar objetos ou pessoas




Os pesquisadores têm sugerido que existem vários motivos que levam as pessoas a apresentarem tais comportamentos. Um grupo de teorias sugere que eles proporcionam estimulação sensorial (no caso de uma hiposensibilidade). Devido alguma disfunção central ou periférica, o corpo anseia por estimulação e, assim, a pessoa se envolve nesses comportamentos para estimular o sistema nervoso. Uma das teorias postula que as estereotipias liberam beta-endorfinas no corpo (substâncias endógenas tipo ópio) e proporciona algum tipo de prazer interno.

Outro grupo de teorias sugere que através destes comportamentos a pessoa se acalma (no caso de uma hipersensibilidade). Ou seja, o ambiente é excessivamente estimulador e os sentidos tornam-se sobrecarregados. Para bloquear o excesso de sensações, o indivíduo se envolve nos movimentos repetitivos e desvia sua atenção internamente.

Os pesquisadores também demonstraram que as estereotipias interferem com a atenção e o aprendizado. Interessante notar que tais comportamentos atuam como reforçadores quando são permitidos após o término de uma tarefa.

Existem várias maneiras para reduzir ou eliminar as estereotipias, como o exercício ou proporcionando formas mais socialmente apropriadas de estimulação. Algumas medicações também são usadas para reduzir este comportamento, no entanto ainda não está claro se as drogas atuam diretamente (proporcionando a estimulação sensorial necessária) ou indiretamente (diminuindo os movimentos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...